top of page
Sobre: Entre em contato

IV EnACE

IV MEETING ON THE ANALYSIS OF THE ETHNOMETHODOLOGICAL CONVERSATION

multimodality in human interaction

(UNIFESP & Unisinos)

Registration Payment 

Guarulhos, SP

March 22 to 24, 2023

download.png
Logo-unisinos-1024x412.png
logoIncomul.png
images.jpeg

Multimodalidade na Interação humana

 

      Temos o prazer de anunciar a quarta edição do Encontro de Análise da Conversa Etnometodológica (IV EnACE), que acontecerá nos dias 22, 23 e 24 março de 2023, na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), na cidade de Guarulhos, São Paulo, em parceria com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).  

     O EnACE tem o objetivo de reunir pesquisadores, grupos de pesquisa e estudantes que se dedicam à descrição e à análise da fala-em-interação e das interações sociais e que se filiam à perspectiva teórica da Análise da Conversa etnometodológica ou a perspectivas linguístico-interacionais empiricamente orientados para interações naturalísticas, como os estudos da análise da conversa, da análise da conversa multimodal, da linguística interacional e dos gestos na interação (gesture studies).

     O IV EnACE é organizado pelos Grupos de Pesquisa Interação, Cognição e Multimodalidade (InCoMul), da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), coordenado pela Profa. Dra. Fernanda Miranda da Cruz, e pelo grupo Fala-em-Interação (FEI), da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), coordenado pela Profa. Dra. Ana Cristina Ostermann. 

     O tema escolhido para esta quarta edição é  "Multimodalidade na interação humana". As interações humanas têm uma organização primordial e fundamentalmente multimodal e, para a construção dessas interações, os participantes mobilizam recursos de distintas naturezas semióticas, que englobam a linguagem em seus vários aspectos (e.g., prosódia, sintaxe, léxico), as condutas corporificadas (e.g., expressas por meio de gestos, expressões faciais, posturas corporificadas, movimentos no espaço) e os artefatos físicos do mundo material (e.g., objetos, tecnologias, dispositivos, ferramentas). 

     O EnACE, em sua edição sob a temática Multimodalidade da interação humana, gostaria de reunir especialmente, ainda que não exclusivamente, estudos sobre a interação humana e sobre a fala-em-interação que têm se dedicado a explorar a coordenação entre corpo/gestos, mundo material e linguagem na construção e organização das interações humanas. Além disso, também se propõe a contemplar trabalhos que compartilhem ou problematizem questões acerca de procedimentos metodológicos de pesquisas multimodais, aprimoramento da notação e representação de corpora audiovisuais, o aprimoramento de técnicas de transcrição multimodal e o uso de ferramentas para visualização e anotação de vídeo (e.g., ELAN, EXMARaLDA, Anvil).

Presidentas da Comissão de Organização

Fernanda Miranda da Cruz (UNIFESP)

Ana Cristina Ostermann (Unisinos)

 

     Passados dois anos desde o primeiro caso confirmado de Covid-19 no Brasil e os impactos profundos da pandemia no mundo e em nosso país, um novo horizonte parece se abrir quando avaliados os avanços da campanha de vacinação e a queda significativa do número de infectados, de internações e de óbitos. 

     A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) retomou suas atividades presenciais em março deste ano (2022) e mantém, até o presente momento, as medidas estabelecidas em seu protocolo de biossegurança (Comitê UNIFESP de Enfrentamento da Covid-19 https://coronavirus.unifesp.br), como o uso de máscaras nas dependências na Universidade, o uso de álcool gel, campanha e materiais internos de informações para evitar o contágio. 

     Após dois anos em atividades em formato remoto, o retorno presencial tem significado para todos nós uma alegria imensa, no entanto, sabemos que o momento presente ainda guarda dúvidas quanto ao real estado da pandemia no Brasil para os próximos meses.  

     Diante de um cenário que pode sofrer alterações, o IV EnACE foi concebido para acontecer em formato presencial, com a possibilidade de ser adaptado para o híbrido ou o remoto caso haja restrições de biossegurança. 

     Vale dizer ainda que a necessidade de adaptarmos nossas atividades acadêmicas às restrições de contato físico impostas pela pandemia Covid-19 também abriu muitas possibilidades para interagirmos com colegas e instituições por meio das plataformas virtuais. Com isso, algumas fronteiras de interlocução têm sido redefinidas e ampliadas no mundo todo. 

Formato presencial e o cenário da pandemia Covid-19

a-Ci¬ncia-e-F®-O-novo-mural-de-Eduardo-Kobra-em-Suo-Paulo-5-cr®dito-da-foto-para-drone.cyr

 

     Passados dois anos desde o primeiro caso confirmado de Covid-19 no Brasil e os impactos profundos da pandemia no mundo e em nosso país, um novo horizonte parece se abrir quando avaliados os avanços da campanha de vacinação e a queda significativa do número de infectados, de internações e de óbitos. 

Para a realização do IV EnACE, consideramos que seria muito produtivo contarmos com a experiência acumulada com as tecnologias e as interações em ambiente virtual que aconteceram por ocasião da terceira edição (UFES, Vitória, ES) para a eventual realização das conferências internacionais em formato de videoconferência. Este recurso será acionado no caso de restrições de duas naturezas: (i) restrições de biossegurança para deslocamentos internacionais (Pandemia Covid-19); (ii) restrições orçamentárias. Sobre este último aspecto, esforços estão sendo investidos junto às agências de fomento nacionais e estaduais para o financiamento da participação de convidado/os.

sobre
histórico

     As três edições anteriores do EnACE foram realizadas, respectivamente, em 2018, na cidade de Porto Alegre (RS), pela Universidade Federal do Rio Grande Sul (UFRGS, Porto Alegre), em parceria com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos, São Leopoldo); em 2019, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, em 2020/2021, em formato remoto, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). 

     Nessas edições, o evento buscou reunir grupos de pesquisa e pesquisadores que investigam a fala-em-interação social em países lusófonos, com o objetivo de mapear e consolidar uma rede de estudantes e profissionais envolvendo esses países.

     A expectativa das edições de 2018, 2019 e 2020/2021 foi a de consolidar uma comunidade de pesquisadores da fala-em-interação de países lusófonos de forma a termos terreno e condições para, em suas  edições posteriores, ampliarmos nosso alcance de forma a atrair pesquisadores e estudantes estrangeiros, sobretudo pesquisadores do campo dos estudos da interação humana que são referência na comunidade científica internacional. 

conferências i

Conferências internacionais do IV EnACE

 

     Dando continuidade ao trabalho de ampliar sua rede de interlocução com outros países, já iniciado pelas comissões organizadoras das edições anteriores, a quarta edição trará três conferencistas que são referência na comunidade acadêmica internacional da AC, a saber, Profa. Dra. Lorenza Mondada, da Universidade da Basiléia, Suiça;  Profa. Dra. Galina Bolden da Universidade de New Jersey, Estados Unidos da América; e Profa. Dra. Katherina Walper da Universidade Austral do Chile, Chile.  

mondada'.png

Lorenza Mondada é professora de linguística na Universidade da Basiléia (Suiça). Suas pesquisas investigam a interação social em ambientes ordinários, profissionais e institucionais, a partir de uma perspectiva etnometodológica e da Análise da Conversa. Seu foco de investigação é multimodalidade na interação humana, interessada em descrever a organização situada e endógena da interação social baseada em uma diversidade de recursos multimodais tais como, além da linguagem, gesto, olhar, postura corporal, movimentos, manipulações de objetos assim como práticas multissensoriais tais como tocar, provar, cheirar e ver. Para conhecer mais sobre seus trabalhos: https://www.lorenzamondada.net/about

Galina Bolden é  professora da  Rutgers University (EUA). Suas pesquisas investigam, a partir da Análise da Conversa, como os membros de diferentes comunidades culturais e linguísticas buscam e produzem o entendimento mútuo e constroem relações interpessoais na e através da interação social.  Para conhecer mais sobre seus trabalhos: https://comminfo.rutgers.edu/bolden-galina

Galina'.png

Katherina Walper é professora do Departamento de Linguística e Literatura da Universidade Austral do Chile, em Valdivia, Chile. Seus temas de investigação são linguística aplicada, interação em sala de aula, metodologia de pesquisa e análise de conversa multimodal (AC), ensino inglês como língua estrangeira. Ela investiga  o processo de ensino-aprendizagem através da  AC multimodal. Para conhecer mais sobre seus trabalhos: https://humanidades.uach.cl/academicos/katherina-andrea-walper-gormaz/

s200_katherina.walper'.png

participação internacional - línguas aceitas

     Além das conferencistas internacionais, ampliamos nossa chamada para contribuição de comunicações orais, cujas línguas aceitas para submissão de resumos e apresentações são inglês, português, espanhol

PROGRAMA

Full Program

9:45-10:00 Mesa de Abertura

10:00-12:00 Conferência Abertura

Multimodal Conversation Analysis: Materiality, Bodies, and the Senses in Interaction 

Lorenza Mondada (University of Basel, Suiça)

12:00-14:00 Intervalo/ Break

14:00-16:00 Comunicações  orais

16:10- 16:30 Break

16:30-18:00 Mesa Redonda 

Temas e terrenos da Análise Multimodal Interacional no Brasil

 

Afetos e interação social

Roberto Perobelli (UFES)

 

Desafios e contribuições da Análise da Conversa Multimodal para o debate sobre segurança pública hoje

Maria do Carmo Leite de Oliveira (PUC-Rio); Paulo Gago (UFRJ);

Amanda Dinucci (Colégio Pedro II-RJ)

10:00-12:00 Conferência

 

Error correction as a site for negotiating epistemic responsibilities

Galina Bolden

(Rutgers/EUA)

 

12:00-14:00 Intervalo/ Break

14:00-16:00 Comunicações  orais

16:10- 16:30 Break

16:30-18:00 Palestra 

Para “entrar na conversa”

"E daí?" Apontamentos de aprendizagens sobre o que é um "artigo original" publicável em periódico acadêmico de visibilidade internacional: O que seria (nossa) contribuição (possível)?

Pedro Garcez

(UFRGS, Editor associado do Journal of Sociolinguistics)

10:00-12:00 Conferência

CA in the classroom: Interactional Practices in the language teaching-learning process

Katherina Walper Gormaz

(Universidad Austral de Chile)

12:00-14:00 Intervalo/ Break

14:00-16:00 Comunicações  orais e Sessão Conjunta de dados 

16:10- 16:30 Break

16:30-18:00 Conferência de Encerramento 

Interactional semantics and the grappolo-gesture: Evidence from Italian talk-in-

Interaction

Elwys De Stefani

(University of Heidelberg, Alemanha)

18:00-18:30 Reunião Deliberativa/Encerramento

submisssões

Rules for Abstract Submission

    IV EnACE has two modes of participation with presentation of papers (oral communication and joint data analysis) and the listener. 

     See below the rules for submission of works.

 

Modalities of participation with presentation of works 

 

Oral communication:

Each participant will have up to 20 minutes to present their oral communication and up to 10 minutes to discuss them with the other participants in the session. The works submitted for oral presentation will be distributed in thematic sessions for the presentation of works. Supported languages: Spanish, English, Portuguese. 

 

Guidelines for submitting abstracts:

(a) The abstract must be between 150 and 300 words;

(b) The structure of the abstract must present: title; the topic and/or problem (suitable for EnACE purposes); objective(s) of the work; theoretical orientation; methodological procedures; most relevant results and conclusions (if any); 3 to 4 keywords (in Portuguese and separated by a full stop).

(c) Languages accepted for abstracts: Spanish, English, Portuguese 

 

Joint data analysis session:

This type of session is a practice at some Conversation Analysis conferences. The joint data analysis sessions aim to provide those who already have data with a space for the analytical exercise and the articulation of sequential analysis, together with researchers from different institutions. Therefore, it is essential that the researcher does not take his/her analysis ready, but that he/she is available to listen to different possibilities of data appreciation.

Guidelines for proposal submission:

(a) Abstract: The researcher must present a text contextualizing the data of a maximum of 300 words. Abstract structure: origin of data to be analyzed; the scope of the project in which they were generated; scenario of the segments to be analyzed; and the activity(s) in which participants are engaged during the segment.

(b) Title of the abstract: it must inform, in a few words, the nature/context of the interaction/collection that is being submitted for joint analysis. E.g. “doctor-patient interaction in context X”, “telephone call terminations”, “questions and answers in context Y”, etc.

(c) Transcripts:  the Jefferson transcription system; the Mondada transcription system; GAT-2,  and may comprise one or more segments, provided that a maximum of 3 (three) pages of transcription with the following formatting are totaled:

- Font: Courier New, size 10;

- Page margins: top 2.5cm, bottom 2.5cm, left 3cm, right 3cm.

- Guidelines on the system, see some references:  Hepburn, Alexa & Bolden, Galina. (2017). Transcribing for Social Research. 10.4135/9781473920460. 

(d) The file with the transcripts must be saved in .pdf format, cannot contain any information about the proponent of the session, and must be sent through the registration system by the final submission date.

(e) Languages accepted: Spanish, English, Portuguese. 

 

Guidelines for conducting the joint data analysis session:

(a) Each proponent will have 02 hours to present their data and discuss them with the other participants in the session;

(b) The proponent must be prepared to present audio/video excerpts that occurred immediately before or immediately after the presented segment, if requested during the session;

(c) Printed copies of the transcripts of data proposed for joint analysis will be made available, as well as the necessary equipment, such as a computer, image projector and speakers, if the proponent chooses to show the recording of the transcribed segments to be analyzed (which it is strongly suggested that it be done, as it is a fundamental part of sessions for this purpose).

(d) Languages accepted for submission of proposals: Spanish, English, Portuguese 

 

​​Important dates 

 

  • Registration with oral communication or data sessions: from 07/01/2022 to 30 September 2022. 

  • Listener registration (without presentation of works): from 11/01/2022 to 12/15/2022 

  • Result of accepted abstracts and issuance of acceptance letters: 11/01/2022.

  • Deadline for payment of registration 12 Mar 2023. Link Payment

Inscrições

em construção

inscricoes.png
Inscrições

Dicas úteis

em construção

Dicas úteis
comitê

Comissão Organizadora

 

Presidentas da Comissão de Organização

 

Fernanda Miranda da Cruz (UNIFESP)

Ana Cristina Ostermann (Unisinos) 


Comissão de Organizadora 

Bruno Borges

Camila Tempas

Fernanda Andrioli

Gisella Hiche

Joana Restelli Ferla

Paola Konrad

Margarida Rosa Álvares

Noely Mendes Lima

Vitória Sellito de Melo 

Verônica Alcântara Dias

Victoria Dayane de Paula Melo

 

Comitê Científico 

Alexandre do Nascimento Almeida (UFCSPA)

Alexa Bolaños-Carpio (Universidad de Costa Rica)

Alexandre Cadilhe (UFJF)

Ana Cristina Ostermann (Unisinos)

Fernanda Miranda da Cruz (UNIFESP)

Daniela Negraes (Unisinos)

David Monteiro (GEACC-CLISSIS)

Gabriela da Silva Bulla (UFRGS)

Galina Bolden (Rutgers University, EUA) 

Katherina Walper (Universidad Austral de Chile)

Leland McCleary (University of São Paulo)

Liana Biar (PUC-Rio)

Lorenza Mondada ((University of Basel/ Suiça)

Márcia Del Corona (Unisinos)

Maria do Carmo Leite de Oliveira (Pontifícia Universidade Católica, PUC-RJ)

Michel Binet (Universidade Lusíada de Lisboa)

Minéia Frezza (IFRS-Bento Gonçalves)

Neiva Maria Jung (UEM)

Paulo Cortes  Gago (UFRJ) 

Pedro de Moraes Garcez (UFRGS)

Roberto Perobelli  (UFES)

Veronica Gonzalez Temer (UMCE, Chile)

Victor Eduardo Jardim Gomes Braga (UFPB)

Ingrid Frank (UFRGS-Colégio de Aplicação)

Liliana Bastos (PUC-Rio)

ENTRE EM CONTATO

Estr. do Caminho Velho, 333 - Jardim Nova Cidade, Guarulhos - SP, 07252-312, Brasil

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

Obrigado(a)!

bottom of page